Vou iniciar uma série de posts informando e esclarecendo dúvidas a respeito da cirurgia bariátrica ( redução de estômago).
A Obesidade é uma doença crônica de difícil tratamento e é um importante problema de saúde pública que afeta atualmente mais de 300 milhões de pessoas no mundo.
Sua prevalência aumentada é o resultado da combinação da disponibilidade de uma dieta com altos teores energéticos com estilo de vida sedentário. A OMS utiliza o índice de massa corpóre, a que é o peso sobre o quadrado da altura(IMC) para classificar os tipos de obesidade.
O índice de massa corpórea normal varia em 20 à 24,9 kg/m2 ;de 25 à 29,9 é classificada como sobrepeso e de 30 à 34,9 obesidade de grau 1.
Acima de 35, desde que existam doenças associadas como hipertensão, diabetes, dislipidemia ( alteração dos níveis de colesterol e triglicerides), apnéia do sono, doenças cardiovasculares, pedra na vesícula e até mesmo câncer.
Define-se Obesidade Mórbida, aqueles com IMC acima d 35 kg/m2 com doienças associadas e acima de 40 kg/m2 sem qualquer outra condição associada.
Alguns estudos epidemiológico seja feitos por faculdades de ciências da saúde, UNIFESP e da USP, associadas com estudos do IBGE, trouxeram resultados que demonstraram que a obesidade mórbida no Brasil e apresenta um crescimento de 255% desde a década de 60 ou início de 70 para os dias de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, deixe seu nome para que eu possa respondê-lo :D